domingo, 5 de junho de 2016

FASE DE CRESCIMENTO DOS CABELOS: POR QUE MEU CABELO DEMORA PARA CRESCER?

Oi pessoal. Hoje vou falar para vocês sobre crescimento dos cabelos. Mas nada de receitas como essas que estão, de montão, na internet sobre como acelerar o crescimento. O que venho trazer à vocês é sobre as fases do crescimento dos fios e isso é relevante para que você entenda o porquê deles demorarem para crescer, se tem uma relação com fatores internos ou externos.
Existem pessoas que acham que seu cabelo não está crescendo simplesmente porque o da amiga cresce como capim. É preciso levar em consideração que cada pessoa é um ser único, com seus próprios problemas e organismo.
O fato de o cabelo de alguém crescer rápido e o meu não, não significa que estou com algum problema. E nós cacheadas (do tipo 3 e tipo 4), devemos nos lembrar que os nossos fios crescem cacheando.
 
         Fases de crescimento capilar

Você pode entender o crescimento dos fios da seguinte maneira: O cabelo nasce, cresce e morre.

O crescimento capilar consiste em três fases:


·         Anágena (nascimento – 2 a 6 anos): esta fase acontece no couro cabeludo. No folículo as células crescem, se dividem e os fios começam a crescer;
·         Catágena (crescimento – 3 a 6 meses): quando o cabelo inicia o crescimento na superfície da cabeça. O folículo evolui porque as células se dividem;
·         Telógena (morte): nesta fase o cabelo cai e começa um novo ciclo. O novo fio começa a surgir e empurra o fio morto até ele cair naturalmente.

E por que meu cabelo demora para crescer? Por que ele cai tanto?


Qualquer desequilíbrio em uma dessas fases pode provocar queda intensiva dos fios ou falta de crescimento. Para manter o equilíbrio, os fios sempre estão crescendo mais do que se renovando, ou seja, mais que a metade dos fios estão na catágena enquanto uma pequena parte na telógena.
Na anágena o cabelo é muito sensível. Qualquer tipo de doença, má alimentação, uso de medicamentos, gravidez ou estresse podem cessar esta fase.

Quanto tempo o cabelo demora para crescer?

Os fios crescem de 1cm a 2cm por mês. Algumas pessoas tem crescimento de até 4cm, mas isso depende também do organismo, genética e demais fatores já citados. Como os fios não estão todos na mesma fase, quem tem o crescimento mais acelerado tem uma fase anágena mais longa fazendo com que mais fios estejam prontos para a catágena.

Tem como acelerar o crescimento?

Leia o nosso artigo sobre Detox Capilar e Cronograma Capilar

É a pergunta de muitas cacheadas, visto que nossos fios crescem enrolando e não vemos a hora de passarem do ombro, pois além de mais bonitos, conseguimos controlá-los melhor. Fora os fatores citados e é claro, o fator externo (poluição e limpeza do cabelo - você não quer que o cabelo cresça se você não o mantém limpo, né?-), é necessária uma avaliação individual em uma dermatologista. Dependendo da situação, a especialista poderá indicar algum medicamento para manter o equilíbrio das fases e assim, ajudar os fios a crescerem normalmente.
Até o próximo post!!!










Nenhum comentário:

Postar um comentário