segunda-feira, 23 de maio de 2016

A ESTRUTURA CAPILAR: APRENDA TUDO SOBRE ESTE ASSUNTO

Os fios de cabelo são tão finos que é quase impossível acreditar que são compostos por camadas. Neste artigo vou falar para vocês sobre as camadas do cabelo.
O cabelo é composto por carbono heterogênico, oxigênio e enxofre. Totalmente protéico, o cabelo possui queratina que ajuda na formação dos fios.

As camadas do cabelo

Todos os fios, de todos os tipos de cabelos, são compostos pelas seguintes camadas: a cutícula, o cimento intercelular, o córtex e a medula.


A cutícula

A cutícula é a parte externa do fio, responsável pela proteção do córtex e pelo brilho dos cabelos. Ela é composta por várias camadas, conforme a figura acima. Em caso de hidratação ou qualquer tipo de tratamento químico nos fios é necessária a abertura das cutículas (visto que ela protege o córtex), para que o tratamento seja bem sucedido.

O cimento intercelular

Responsável pela força das escamas e do córtex.

O córtex

É a parte mais importante por ser responsável pela resistência, elasticidade e permeabilidade dos fios. De acordo com estudiosos, no córtex é possível encontrar queratina, melanina* (responsável pela cor dos cabelos), enxofre, água e lipídios. É no córtex que ocorre a pigmentação dos fios quando você os tinge.
* Formada por:
- Eumelanina: cores mais escuras, que vão do preto até o castanho escuro.
- Feomelanina: cores mais claras, que vão dos ruivos aos mais loiros.

A medula

Responsável pelo direcionamento dos novos fios até o poro.
Para que serve o cabelo?
Esta resposta parece óbvia. E é! O cabelo serve, nada mais nada menos, para proteger a cabeça contra as radiações solares e outros agentes da natureza.
Com qual região devemos ter mais cuidado?

Com as cutículas, porque não sendo bem cuidadas, elas podem abrir, deixando o cabelo ressecado e quebradiço e prejudicando o córtex.
Recapitulando...
Então os fios dos cabelos são compostos por camadas que recebem o nome de: cutícula, córtex e medula. A cutícula é a parte externa, o córtex é a camada logo após a cutícula e a medula é a parte interna dos fios. Sendo assim, devemos nos preocupar mais com o cuidado da cutícula, visto que ela protege o córtex e assim sucessivamente.
Bom pessoal espero que eu tenha ajudado vocês a compreenderem mais sobre as camadas do cabelo e a importância de cada uma delas.

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário